Equipe

Equipe

sábado, 5 de março de 2011

Polícia vai utilizar 7.100 homens e 350 viaturas no Carnaval

Um esquema especial de segurança foi desenvolvido pela Secretaria da Segurança para o Carnaval 2011. Mais de 7.100 homens das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros e 350 viaturas serão utilizados no policiamento do Litoral ao Sertão, entre os dias 5 e 9 de março.

A Polícia Militar conta com um efetivo de 4.513 policiais, entre oficiais e praças, atuando nas modalidades a pé, ciclopatrulha, com auxílio de cães e ainda equipes especializadas como Pelotão de Choque, grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e Rondas Ostensivas Táticas com Apoio de Motocicletas (Rotam). Serão utilizadas 200 viaturas e cem motos.

“De acordo com o planejamento estratégico desenvolvido, vamos saturar as regiões com maior concentração de pessoas a exemplo da metropolitana e de praias, tais como Baía da Traição, Lucena, Pitimbu, município do Conde, e ainda cidades como Boqueirão, Patos, Coremas, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Piancó”, explicou o comandante da PM, coronel Euller Chaves, acrescentando que também haverá reforço durante o Carnaval Tradição, na Capital.

Delegados, agentes de investigação e escrivães, em um total de 968, irão trabalhar em delegacias distritais e municipais, com reforço nas cidades em que ocorrem as maiores festividades. Cento e quinze viaturas estarão à disposição para esse policiamento.

Segundo o delegado geral de Polícia Civil, “assim como aconteceu durante as prévias carnavalescas, haverá equipes veladas, formadas por policiais descaracterizados, que irão circular nas cidades investigando suspeitos de tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma e cumprindo mandados de prisão em aberto”.

Trinta policiais civis do Instituto de Polícia Científica (IPC) também trabalharão em regime de plantão em todo o Estado. O IPC conta com 12 rabecões, três deles à disposição da Gerência Executiva de Polícia Civil, em João Pessoa, dois em Campina Grande e um em cada uma das demais delegacias regionais do Estado: Patos, Guarabira, Catolé do Rocha, Monteiro, Picuí, Itaporanga e Cajazeiras.

Já o Corpo de Bombeiros vai atuar com 1.632 homens durante o Carnaval. Equipes de busca e salvamento, como também guarda-vidas, na orla e balneários do interior, serão disponibilizadas. Haverá ainda carros de combate a incêndios e reforço de ambulâncias na região metropolitana e postos da Operação Manzuá.

Denúncias

O Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP) irá funcionar em regime de plantão durante o Carnaval, com reforço de efetivo, atendendo grande João Pessoa, litorais Norte e Sul, e Campina Grande. Através do número 190, é possível informar a polícia sobre ocorrências emergenciais.

Já os casos que merecem investigação da Polícia Civil podem ser denunciados pelo telefone 197, o Disque-Denúncia da Seds. A ligação é gratuita e o sigilo é garantido

Fonte: Da Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário