Equipe

Equipe

quinta-feira, 17 de março de 2011

Vereador critica possibilidade de se criar novos municípios

 sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira (17), o vereador Ubiratan Pereira, o Bira (PSB), revelou sua preocupação com a possibilidade de criação de novos municípios no estado da Paraíba.

“Estou perplexo com a ideia de se criar novos municípios em nosso estado, já que muitos dos municípios existentes não conseguem contribuir de forma aceitável na cadeia de desenvolvimento do estado, com sustentabilidade. Tampouco conseguem profissionalizar as cadeias produtivas em seus limites”, refletiu o vereador.

O parlamentar informou que está em contato com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e com o Congresso Nacional para que exista uma ampla discussão sobre o assunto, refletindo-se todas as prerrogativas que serão acarretadas com esses novos municípios, tendo como base a busca do desenvolvimento da Paraíba.

Com uma explanação embasada em quadro comparativo, o vereador demonstrou o quanto essa questão pode ser descabida neste momento do estado. De acordo com o quadro, a Paraíba tem uma população de 3,7 milhões de habitantes e possui 223 municípios em seus limites, enquanto o estado do Ceará tem uma população de 8,5 milhões em 184 municípios; e o Rio de Janeiro conta com 92 municípios para comportar uma população de 15 milhões de habitantes.

Ainda nesse pronunciamento, Bira revelou que muitos municípios da Paraíba possuem mais eleitores do que habitantes, refletindo a incapacidade dessas cidades de manterem seus cidadãos em seus limites em condições de se desenvolverem e manterem uma vida digna com sustentabilidade para proporcionar a sua sobrevivência.

Em seus apartes sobre o tema, os vereadores Tavinho Santos (PTB) e Sandra Marrocos (PSB) afirmaram ser necessária uma ampla discussão e avaliação aprofundada para embasar critérios que reflitam o desenvolvimento do estado em busca do combate à miséria, para consolidar uma “'sonhada democracia participativa”, sem que necessariamente se precise criar novos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário