Ao fazer uso da tribuna do Senado Federal na última segunda-feira, dia 28, no plenário do Senado Federal, o senador Wilson Santiago (PMDB) fez uma reivindicação à presidente Dilma Rousseff em relação à consolidação de uma promessa que vem desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): a construção de um ramal da Ferrovia Transnordestina, na Paraíba. Segundo o traçado feito por técnicos com base em dados que já são do conhecimento do governo federal, a extensão da ferrovia passaria no Sertão pelos municípios de Cajazeiras, São José do Rio do Peixe, Sousa, até o Porto de Cabedelo, de acordo com o que relacionou o senador em seu pronunciamento. A Transnordestina é uma ferrovia que liga o município de Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto de Suape e ao Porto de Pecém, respectivamente na Região Metropolitana do Recife e Região Metropolitana de Fortaleza, cruzando praticamente todo o território do Estado de Pernambuco e Ceará. Em seu discurso da tribuna, o senador Wilson Santiago enfatizou a importância das ferrovias para o desenvolvimento do país. Segundo ele, “o transporte ferroviário é mais eficaz e econômico, principalmente levando em consideração as grandes distâncias que percorrem as cargas em território brasileiro”. FERROVIAS Wilson Santiago lamentou que o Brasil tenha apenas 29 mil quilômetros de ferrovias, ficando bem atrás de potências mundiais como a França (que dispõe de uma malha de 35 mil quilômetros), Japão (43 mil), a Índia (63 mil), a Rússia (85 mil), e os Estados Unidos (226 mil) - este último cerca de oito vezes o tamanho da malha brasileira. “Não bastasse nossa malha ferroviária ser insuficiente e limitada, ainda se encontra subutilizada, sendo responsável pela movimentação de apenas 23% de nossas cargas. É importante lembrar que a média de cargas transportadas por ferrovia em outros países é de cerca de 40%. A Rússia chega a 80% da movimentação de sua economia”, denunciou Wilson Santiago, destacando a importância e que a ferrovia também beneficie municípios paraibanos.
Fonte: JP
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