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segunda-feira, 7 de março de 2011

Faturamento de franquias cresce 20%

Com crescimento de 20% no faturamento em 2010, comparado com 2009, o mercado de franquias mostra que está consolidado e atrai mais investidores todos os anos no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF), o ramo registrou dez mil novos franqueados no ano passado, em relação a 2009, e registra aumento nos ganhos de dois dígitos, a cada ano. “Esperávamos fechar 2010 com um aumento de 10% no número de novas redes, mas já podemos falar de 12% em novos empreendimentos no setor de franquias”, garantiu Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF.
Os motivos para o aquecimento do setor estão principalmente nas vantagens que ele oferece: mais segurança, suporte e praticidade. Enquanto as franquias têm ‘mortalidade’ de 10 a 15% ao ano no Brasil, a quebra de micro e pequenas empresas ‘autônomas’ é de 24%, conforme informou Martinho Montenegro, consultor do Sebrae. “Isso significa que a cada 100 empresas que abrem no ano, 24 quebram”, reforça o consultor, comentando que nos Estados Unidos as franquias ainda têm uma segurança maior. Apenas cinco, de 100 negócios abertos, fecham.
O consultor elenca que outro grande diferencial das franquias é que, ao escolher marcas conhecidas e de boa reputação no comércio, o lucro é certo e considerável. “O franqueado também poderá ter alguns descontos na hora de comprar em volume os produtos da marca e assim revendê-los, tendo um lucro maior”, acrescenta. Além disso, Martinho afirma que optando por um negócio já estruturado fica mais fácil fortalecer o nome da sua empresa no mercado.
As franquias também oferecem todo o suporte técnico-administrativo necessário para que o franqueado monte a filial e conduza o negócio com uma gestão montada. Por isso, o setor é muito procurado por aquelas pessoas que não têm experiência na área de negócios. A empresária Carolina Farias, 36 anos, era de um ramo totalmente diferente, quando resolveu, juntamente com duas sócias, ser franqueada da loja de calçados Santa Lolla. “Sou advogada e optei pela franquia porque ela é mais prática. Ela te dá um suporte na área administrativa, que eu não tinha”, aponta.
Há quatro anos a empresária abriu a primeira loja da marca, em um shopping de João Pessoa, e atualmente já conta mais dois estabelecimentos, sendo um em Campina Grande e outro também na capital. Satisfeita com o negócio, ela comenta sobre os benefícios de ser um franqueado. No caso do ramo de calçados, ela destaca que recebe uma coleção de produtos pronta e não precisa está garimpando produtos. “Você sabe que tudo ali combina entre si e que não há necessidade de ficar procurando mercadorias em vários fornecedores”, comenta, acrescentando que “até a parte de merchandising já vem pronta, tudo mastigado e você só faz complementar”.
A empresária lembra que quando a pessoa monta o próprio negócio, ela tem que pensar desde qual será o local que servirá de ponto para a loja, até a sacola que o cliente vai levar para casa com o produto. “Dá muito mais trabalho”, frisa. O consultor do Sebrae reforça que quanto mais sofisticada for a marca, melhor é o suporte que ela oferece ao ‘cliente’.
O empresário Carlos Rubens de Góis há mais de dez anos investe no setor de franquias e, com o sucesso que vem obtendo, têm aumento o número de lojas e franquias em que aposta. Ele afirma que é comprovado que o sistema de franchising é garantia de sucesso do empreendimento, pois são marcas maduras e reconhecidas pelo mercado. “As oportunidades para crescimento são muito maiores, as negociações comerciais são muito mais fáceis, a estrutura administrativa do franqueado é mais eficiente, pois conta com a expertise e suporte constante do franqueador”, aponta.
Atualmente, Carlos é franqueado de três marcas do ramo de alimentos - Bob’s, Pastello e Doggis, com lojas instaladas nas cidades de João Pessoa, Recife (PE) e Fortaleza (CE).
Fonte: jp

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