Equipe

Equipe

quinta-feira, 3 de março de 2011

TRE faz o reordenamento de zonas eleitorais na PB

O novo Regulamento Interno das Zonas Eleitorais do Estado da Paraíba, aprovado pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última segunda-feira e publicado no Diário de Justiça Eletrônico de ontem, altera o funcionamento e algumas das competências das zonas. A promessa é de que a reformulação garanta mais celeridade e comodidade aos eleitores que precisarem dos serviços dos cartórios eleitorais.
Segundo a coordenadora da Corregedoria do TRE, Vanessa Egypto, a abrangência das cidades pelas zonas eleitorais foi alterada levando em consideração os critérios geográficos de proximidade, além do tamanho do colégio eleitoral em cada região. “Agrupamos de acordo com critérios geográficos e o serviço ficará mais próximo dos eleitores”, ressaltou.
Além disto, segundo Vanessa, o agrupamento foi feito de forma que, sempre que possível, os moradores de uma cidade onde não exista Cartório Eleitoral, possam ser atendidos no mesmo município onde exista uma comarca da Justiça Estadual. “Desta forma, o cidadão não precisará ficar indo a várias cidades para resolver possíveis pendências”, destacou.
Para o corregedor eleitoral, Carlos Neves, o novo regulamento atende à necessidade de readequação e redimensionamento das Zonas Eleitorais da Paraíba, frente ao crescimento e remanejamento populacional dos municípios e à atual distribuição do eleitorado no território estadual.
“Com o rezoneamento, distribuem-se mais equitativamente as áreas territoriais e o eleitorado, facilitando-se o acesso e a comodidade da população”, informou o corregedor Carlos Neves. “Desse modo, asseguram-se o acesso aos serviços Eleitorais por meio das Zonas Eleitorais e a garantia do livre exercício do direito de votar e ser votado”, acrescentou.
A coordenadora da Corregedoria do TRE informou que as alterações na abrangência das zonas eleitorais serão divulgadas posteriormente através de campanhas e informativos nos veículos de comunicação.
Além dos benefícios ao eleitor, com o novo regulamento, os trabalhos nas zonas eleitorais serão uniformizados. “Nós já tínhamos uma regulamentação, mas ela já existia há 11 anos e estava defasada.
Fonte: natália xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário