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terça-feira, 8 de março de 2011

Popularidade do Brasil é a que mais cresce no mundo.

Entre os países, a popularidade do Brasil é a que mais cresce no mundo. É o que revela uma pesquisa anual realizada pelo Serviço Mundial da BBC, rede de comunicação estatal inglesa. A pesquisa é realizada em 27 países. De acordo com o levantamento, a influência do Brasil no mundo cresceu de 40% para 49%, o maior percentual de aumento entre todos os países pesquisados.
Já a visão negativa sobre o país caiu três pontos percentuais, baixando de 23% para 20%. Somente na Alemanha, a visão negativa sobre o Brasil é maior que a visão positiva (32% a 31%). Apesar do maior percentual ser positivo, piorou muito também a visão que se tem do Brasil na China, maior parceiro comercial do país. Na China a visão positiva caiu 10 pontos percentuais, passando para 45%, e a opinião negativa cresceu 29 pontos, chegando a 41%.
A pesquisa revela ainda que aumentou o conhecimento das pessoas sobre o Brasil. O número de entrevistados que dizia não saber avaliar a influência brasileira por desconhecimento caiu seis pontos percentuais com relação ao ano passado.
A visão positiva do Brasil cresceu principalmente na Nigéria (22 pontos percentuais, chegando a 60% do total), na Turquia (29 pontos, chegando a 48%), Coreia do Sul (17 pontos, chegando a 68%) e Egito (19 pontos, chegando a 37%).
Na Europa, as maiores aprovações ocorreram em Portugal (76%) e na Itália (55%). Na Grã-Bretanha, embora a avaliação positiva do Brasil tenha crescido 12 pontos, chegando a 47%, a opinião negativa aumentou 13 pontos, atingindo 33%.
Além de ser o único país onde a avaliação favorável ao Brasil foi inferior à desfavorável, a Alemanha registrou aumento no número de entrevistados que optaram por não avaliar a influência brasileira.
Entre os países latino-americanos pesquisados, a aprovação à influência do Brasil chegou a 65% no México, 63% no Peru e 70% no Chile, ainda que neste país a opinião positiva tenha caído sete pontos, e a negativa aumentado seis.
Fonte: Agência Brasil

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