Equipe

Equipe

segunda-feira, 21 de março de 2011

Cícero é a aposta do PSDB Nome do senador é o mais aceito pelos tucanos para 2012

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2012, os principais partidos políticos já se articulam para conquistar o poder em João Pessoa, principal colégio eleitoral da Paraíba. O PSDB vai buscar nas urnas, recuperar a hegemonia na capital paraibana. Seu principal trunfo é o presidente estadual da legenda, senador Cícero Lucena, potencial candidato a prefeito e o grande articulador tucano no município. Lucena já deixou claro que o partido terá candidato próprio e quer disputar as eleições com reais chances de ganhar.

Antes das eleições municipais, o PSDB passa por uma disputa interna para a renovação do diretório estadual. Mas o que parecia ser uma disputa, deve virar apenas um referendo, já que o ex-governador Cássio Cunha Lima anunciou esta semana que não pretende mais disputar a direção estadual do partido tucano, deixando o caminho aberto para Cícero Lucena.

Além de Cícero, outros nomes do partido vêm sendo ventilados como possíveis opções para o pleito do próximo ano em João Pessoa. Dois deles já foram candidatos pelo partido, e perderam: o deputado estadual João Gonçalves e o deputado federal Ruy Carneiro. A esposa do senador e ex-vice-governadora, Lauremília Lucena, também surge com chances. Ela, inclusive, teve seu nome ventilado também para ser candidata a vice numa eventual composição com o PMDB.

Dificilmente, no entanto, o PSDB vai abrir mão da cabeça de chapa, a julgar pelas declarações do senador Cícero Lucena. Na verdade, a legenda quer recuperar o poder e eleger o prefeito para derrotar o arqui-rival de Cícero, o governador Ricardo Coutinho (PSB), que deve apoiar a reeleição do atual prefeito, o arquiteto Luciano Agra.

Para conseguir esse intento, o PSDB aposta todas as fichas no poder de articulação do senador paraibano. E também no prestígio de Cícero junto à população de João Pessoa. Afinal, ele foi prefeito da Capital paraibana por duas vezes, numa delas vencendo direto no primeiro turno (veja matéria abaixo).

Natural de São José de Piranhas, Cícero Lucena Filho nasceu, por coincidência, no dia do aniversário de João Pessoa, em cinco de agosto de 1957. Empresário da construção civil foi presidente do Sinduscon de João Pessoa e tinha tudo para fazer carreira nos meios empresariais.

Mas, os laços políticos falaram mais forte. Sobrinho do ex-senador Humberto Lucena, iniciou sua carreira política em 1990, quando foi escolhido para concorrer como vice-governador do PMDB na chapa encabeçada por Ronaldo Cunha Lima. A chapa venceu a eleição no segundo turno. Em 1994, com o afastamento de Cunha Lima para candidatar-se ao Senado, Cícero Lucena assume o governo do estado para o restante do mandato. Na época, ele tinha 37 anos de idade e tornou-se o governador mais jovem a assumir o governo da Paraíba.

Em 1995, chefiou a Secretaria Especial de Políticas Regionais, então órgão do Ministério do Planejamento. Em 1996, disputou a prefeitura de João Pessoa, logrando êxito no segundo turno. Reelegeu-se em 2000, já no primeiro turno, com 74% dos votos válidos. Foi eleito senador com 803.600 votos, derrotando Ney Suassuna.
Fonte: O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário