Equipe

Equipe

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Traficantes enviam 120 kg de droga do Paraguai para a PB

O Sertão da Paraíba voltou a ser rota do tráfico internacional de entorpecentes. Em menos de 48 horas, duas apreensões feitas pelas polícias Federal, em Minas Gerais e Militar, da Paraíba constataram que traficantes mandaram 120 quilos de maconha do Paraguai para a cidade de São Bento. As apreensões aconteceram na cidade mineira de Uberlândia e em Pombal, no Sertão paraibano. Nos dois casos, os responsáveis pelo transporte da droga carregavam o material em quadros religiosos.

A primeira apreensão aconteceu na madrugada da última quarta-feira, em Uberlândia. Com um paraibano de 22 anos nascido na cidade de São Bento, a Polícia Federal apreendeu 60 quilos de maconha. O acusado, que teve o nome preservado pela polícia, foi detido quando tentava pegar a droga que estava escondida no guarda-volumes do Terminal Rodoviário Castelo Branco. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, previsto no artigo 33 da Lei 11343/06, com pena de até 15 anos de prisão.

O acusado prestou depoimento e disse que estava esperando a droga, segundo informações do delegado da Polícia Federal Emerson Aquino, responsável pelas investigações. “Ele foi bem seco no depoimento e informou pouca coisa sobre o que estava fazendo em Uberlândia. Ele só admitiu que estava com a droga”, comentou o delegado. O paraibano foi encaminhado ao presídio Jacy de Assis, em Uberlândia, onde ficará à disposição da Justiça. Com o acusado foram encontrados 79 tabletes de maconha, escondidos no interior de 30 quadros. A droga vinha de Curitiba e foi transportada como bagagem comum em um ônibus rodoviário. Para não levantar suspeitas, boa parte dos quadros apresentava imagens religiosas, como a de Jesus Cristo, de Nossa Senhora e da Sagrada Família.

Já em Pombal, uma denúncia anônima fez com que os policiais chegassem, ontem, ao cearense Edivan Lima Pinto, de 23 anos. Segundo a polícia, ele receberia a quantia de R$ 7 mil para trazer 60 quilos de maconha do Paraguai também para a cidade de São Bento. O acusado teria embarcado do Paraguai, com a droga camuflada em quadros religiosos, e atravessado a fronteira brasileira, com destino ao estado da Bahia. Lá ele entrou em um ônibus e desembarcou na manhã de ontem na cidade de Pombal.

Depois de descer de um táxi em São Bento ele foi abordado pela polícia. “Hoje, infelizmente, a cidade de São Bento está na rota do tráfico que sai do Paraguai. Nós temos feito um trabalho de combate, mas é difícil conter todos os casos porque essas pessoas servem de ‘mulas’ do tráfico. O fato é que com a riqueza da cidade das redes, essas pessoas acabam percorrendo todo o Brasil e trazendo droga para a Paraíba”, observou o delegado regional de Catolé do Rocha, responsável pela área de São Bento e Pombal, André Rabelo. Depois de ser preso, Edivan Lima foi levado para a delegacia de Pombal e autuado em flagrante. Ele foi encaminhado para a cadeia pública do município, onde ficará à disposição da Justiça. A polícia vai investigar a origem do entorpecente nos dois casos.

No último dia 7 deste mês, uma outra apreensão conseguiu interceptar 63 quilos de maconha, que estavam sendo carregados pelo paraibano Geraldo Dantas de Sousa Araújo, de 25 anos. A suspeita da polícia é de que ele teria recebido a droga em São Paulo, cuja origem também seria o Paraguai. O paraibano foi preso na cidade de Salgueiro, em Pernambuco.


Fonte: João Paulo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário