Equipe

Equipe

sexta-feira, 15 de abril de 2011

OAB apoia Comissão da Verdade e fim do sigilo

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, manifestou ontem apoio à determinação da presidente Dilma Rousseff de pôr fim ao sigilo eterno de documentos ultrassecretos e pediu a instalação da Comissão da Verdade. “Não se pode ter na democracia documentos eternamente sigilosos. É necessário que a sociedade conheça a sua história e, a partir dela, possa corrigi-la e reescrevê-la melhor”, disse.

Para o presidente da OAB “não se trata de querer fazer perseguição a quem quer que seja, mas o objetivo é resgate” da história do país.

Ele afirmou ainda que é necessário contar com critérios para disciplinar o acesso a documentos considerados sigilosos.

“Acabamos todos nós, sociedade, ficando reféns da ausência de uma política de resgate da nossa história. Projetos como esse tem o apoio da OAB”.

Cavalcante pediu que se volte a debater urgentemente a instalação da Comissão da Verdade, em tramitação na Câmara e que tem como objetivo esclarecer fatos da nossa história e exemplos mal sucedidos de endurecimento do regime e de perseguição política no passado.

“Essa postura da presidente Dilma indica que há total espaço para que essa questão possa ser debatida, de forma franca e ampla, com o governo e o Parlamento. Precisamos avançar e ter coragem para instalar essa Comissão”, finalizou Cavalcante.

Além da determinação, Dilma ordenou que a base do governo acelere no Senado a aprovação do projeto de lei de direito de acesso a informações públicas, já aprovado na Câmara. A ideia é sancionar o texto no dia 3 de maio.

Fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário