Equipe

Equipe

terça-feira, 12 de abril de 2011

RC revela: tarifa d'água terá reajuste, aliança com Cássio se mantém em 2012 e preferia Rômulo no PSDB

O governador Ricardo Coutinho (PSB) durante entrevista na noite de ontem, segunda-feira (11), no Programa Conexão Arapuan, fez algumas revelações. Entre elas, disse que não há nenhum rompimento com o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e revelou porque os secretários da educação, saúde e administração penitenciária saíram do governo do estado. Coutinho ainda disse que haverá aumento d’água neste ano e contou que pediu ao vice-governador Rômulo Gouveia que ficasse no PSDB. Insatisfação entre aliados – “Eu sou um sujeito que defendo um projeto político e quero colocar esse projeto em prática. Não sou daqueles que deixo de olhar para um prefeito porque votou noutro candidato. Não vou agir dessa forma. Dizem que há maranhistas no governo? Os companheiros que eu nomei tiveram indicação minhas ou de um aliado. Foi algum aliado que o colocou. Acredito que tem muito tensionamento por bobagem. Eu apenas quero uma coisa: que os serviços funcionem”. Saúde – “Na próxima semana dia 18 vamos fazer mais de 2 mil cirurgias, próstata, hérnia, laringe, catarata. Serão R$ 7,5 milhões de reais partilhados. E eu quero fazer isso em todas as cidades. É bom lembrar que a média complexidade é função do município, mas queremos partilhar. Saúde em Campina – “Quero poder chegar em CG e dizer: vamos articular melhor a média complexidade. Eu só não faço se os outros não quiserem, porque o dinheiro não pertence a eles, nem a mim. No caso da saúde o estado está entrando para complementar. Só para se ter uma idéia, o Hospital Santa Isabel faz 22 cirurgias por dia. Um determinado hospital de CG faz 20 por mês. Eu quero fazer um diálogo fraterno, respeitoso. O Trauma de Campina não está funcionando porque está em obras. Em janeiro eu fui ao hospital regional e constatei uma situação... se pudesse fechar teria fechado. Hoje melhorou bastante. Na primeira semana de janeiro eu pedi a secretária Roseana Meira (secretária de saúde de João Pessoa) que mandasse alimentos e remédios ao Hospital”. 13º do Bolsa Família – “Mesma coisa para o bolsa família (isto é, só será pago após o reequilíbrio fiscal). (Mas vamos trabalhar com a ) desoneração para o orçamento familiar. Assim, as contas de água da tarifa social estão congeladas. As taxas de esgoto serão reduzidas em abril em 25%. Tenho estudado a questão do aumento da tarifa social da energia. E em relação a bolsa família estou preparando uma rede de ensino profissionalizante. O bolsa família é uma necessidade correta para quem precisa, mas deve ser uma passagem, não um ponto de chegada. É preciso criar uma ponte para que as pessoas possam a partir do seu trabalho e produção, possam ganhar mais. Quero premiar as pessoas com o 13º do bolsa (aquelas pessoas que consigam avançar além do bolsa família com profissionalização). Convidou Roseana Meira para Saúde? – “Não fiz nenhum convite, é especulação. Roseana faz parte do projeto, porque é uma pessoa que vem conosco batalhando lá de trás. É militante do projeto. Ela é um dos quadros mais preparados na área de saúde pública da Paraíba”. Bolsa Atleta – “O bolsa atleta vai se transformar no bolsa esporte, que vai incorporar outras categorias, estamos estudando o documento legal para poder encaminhar à AL. Quero fazer uma discussão dos segmentos ligados a juventude, esporte e recreação”. A Cagepa – “É uma empresa que vende um produto que todo mundo tem que consumir. Essa empresa arrecadava R$ 32 milhões e gastava R$ 38 milhões. Como uma empresa como essa não trocava hidrômetro porque tinham medo de perder voto? Não se cobrava dos grandes devedores. Só em JP tem 250 vazamentos jorrando água sem que ninguém possa tapar. A empresa vivia como um cabide de empregos que não acabava mais, existia uma diretoria com 160 assessores. Além disso, uma empresa não pode passar três anos sem reajuste. Por isso terá reajuste esse ano, porque senão a empresa quebra. Já melhoramos muito o Bessa e nesses dias, 140 mil pessoas ao redor do Valentina terão sua vida melhorada com as obras que vou inaugurar agora”. Relação Cássio e Ricardo – “É uma relação absolutamente tranqüila. Eu respeito as particularidades de Cássio e ele respeita as minhas. Fui parceiro e leal durante todo esse processo de expectativas para esse caso do acesso dele ao Senado pudesse acontecer. É natural que estejamos juntos (Ricardo e Cássio) em 2012, a não ser que sejamos pouco inteligentes. Eu eu não sou e ele também não é. Nós construímos um projeto que não é só para uma eleição. Dentro desse projeto temos nossas diferenças. Mas isso não é problema, é solução para essa realidade que a gente vive. Se alguém achar que um único pensamento pode fazer essa travessia, sinceramente, está errado. O mundo é muito maior do que nós separadamente e muito maior que os dois juntos”. Rômulo PSD – “Na verdade a conversa foi feita com Rômulo. Eu expus que ele deveria ficar no PSDB, mas respeito a decisão dele, porque Rômulo tem autonomia e tem uma ampla base política. Tem uma força política importante, com trajetória de lealdade. Ele me procurou e quis saber o que achava. Ele ouviu, agradeceu e tomou sua decisão. Em relação a saída de Rômulo dificultar a aliança entre PSB e PSDB para 2014, eu já acho cedo falar de 2012, imagine 2014. Isso não depende de Cássio, nem de mim. O que importa é que Rômulo tem autonomia para assumir a posição que quiser. E apesar dele não estar aqui, posso falar que a relação entre Rômulo e Cássio também vai continuar sem qualquer tipo de estremecimento. Vamos continuar tendo a mesma relação”. Encontro com bancada - “A união é das cabeças e pessoas que querem fazer o estado avançar. Eu nunca tive um mandato que achei que era meu e não tinha que dar satisfação a ninguém. Se tem alguém que não participa não é problema meu. O que me interessa é dizer que Cabedelo tem que ser reformado, ganhar um terminal de contêineres, tem que ser reformado o seu cais, porque é um porto necessário para o nordeste, porque navios tem demorado sete dias para descarregar em Suape e nós temos um porto com capacidade muito boa. Um projeto desse sai se senadores e deputados eleitos pelo povo forem lá no governo federal, junto com o governador. A alça noroeste é importante, e o porto seco em campina grande é importante ou não? Se é importante, é preciso pedir que a receita federal priorize campina grande porque está no centro do nordeste ( e só com a união da bancada e do governo vamos conseguir trazer isso para nós). Eu quero tratar dos projetos estruturantes”.


Fonte: Paraiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário