Equipe

Equipe

terça-feira, 19 de abril de 2011

Convênio amplia cirurgias eletivas e beneficia 141 cidades da Paraíba

Um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o governo do Estado pretende ampliar o número de cirurgias eletivas realizadas, por mês, na Paraíba através do Sistema Único de Saúde (SUS). O acordo vai beneficiar diretamente 141 municípios pactuados com João Pessoa para a realização de procedimentos cirúrgicos de média complexidade. O ‘Mutirão das Cirurgias Eletivas’ foi assinado ontem pelo prefeito da capital, Luciano Agra e o governador, Ricardo Coutinho, e está orçado em R$ 5,2 milhões.

A meta é realizar 12.807 cirurgias eletivas entre maio a dezembro de 2011, nas especialidades de Oftalmologia, Cirurgia Vascular, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Urologia. O mutirão deve reduzir pela metade o tempo de espera por procedimentos cirúrgicos de pequena a média complexidade. Na capital, por exemplo, a média mensal de cirurgias que a PMJP realiza é de 937, mas com o esforço concentrado da parceria o número deve ter um aumento de 52,84% ao longo do ano.

“Apesar de todo esforço da prefeitura hoje são realizados por mês 937 procedimentos, mas a partir desse esforço entre Estado e prefeitura ficaremos satisfeitos se chegarmos a mais de 12 mil ao longo do ano para evitar que pessoas esperem quatro, cinco ou até oito meses por uma cirurgia de próstata, catarata ou uma hérnea”, ressaltou o governador Ricardo Coutinho.

Para o governador o esforço conjunto sinaliza um novo tipo de relação com os municípios. “Queremos ampliar o número de cirurgias em Cajazeiras, em Campina Grande e em outros municípios com gestão plena de saúde, mas para isso as prefeituras precisarão se esforçar para, junto com o governo do Estado, transformar os poucos recursos em algo muito maior, que reduzirá o tempo de espera dos pacientes que precisam de cirurgias”, afirmou.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, afirmou que o convênio visa resolver o problema da longa espera pelas cirurgias eletivas e que a PMJP vai contratar equipes de especialistas para realizar cirurgias em áreas como oftalmologia e urologia. “O cidadão não pode ficar esperando meses por uma cirurgia de hérnia, catarata ou próstata, por exemplo”, enfatizou o prefeito.

Segundo a secretária de Saúde da capital, Roseana Meira, o tempo de espera transformava a necessidade de uma cirurgia eletiva em uma cirurgia de emergência o que trazia danos para a administração dos hospitais. A secretária garantiu também que os atendimentos do chamado ‘Mutirão das cirurgias’ já estão sendo realizados. “Já estamos fazendo algumas operações, como as de catarata, já nesta semana”, declarou. Estão previstas no pacto, procedimentos em seis especialidades médicas nos hospitais Edson Ramalho, Arlinda Marques, Santa Isabel, além de clínicas particulares contratadas pelo município. A estrutura dos hospitais do município não passará por nenhum tipo de alteração, segundo a secretária de Saúde.

Cooperação vai combater a dengue

Durante a solenidade, foram firmados, ao todo, três pactos entre a prefeitura da capital e o governo do Estado. Além do convênio, também foram assinados termos de cooperação técnica no combate à dengue, que trará um aumento nos recursos no combate da doença, e de parceria entre a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e maternidades públicas e privadas de João Pessoa para implantação do programa “SOS bebê de alto risco”, com o objetivo de integrar e humanizar o atendimento aos bebês que nasçam com deficiência.

IDENTIFICAÇÕES

Na solenidade em que foram firmados os três pactos de cooperação técnica entre prefeitura e governo, na manhã de ontem, também foram entregues as primeiras três identificações especiais para portadores de câncer. As carteirinhas, que possibilitam o acesso gratuito aos transportes intermunicipais, foram produzidas pelo IPC e entregues de maneira simbólica a três portadores da doença. O transporte intermunicipal gratuito para vítimas de neoplasias e acompanhante está previsto pela lei sancionada desde Fevereiro deste ano.

De acordo com o presidente do Instituto de Polícia Científica (IPC) Humberto Pontes, até o momento, já são cerca de 102 pessoas cadastradas e a entrega das carteirinhas iniciou na tarde de ontem. As carteiras têm validade de um ano e levam, em média, 10 dias para serem confeccionadas. Para se cadastrar, é necessário comparecer à sede do IPC, no bairro do Cristo Redentor, portando laudo médico de, no máximo seis meses e todos os documentos pessoais.

Fonte: débora ferraz e luzia santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário