Equipe

Equipe

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Boato leva pânico a moradores ribeirinhos do Rio Piancó

Devido as constantes chuvas que vem caindo em todo o Vale do Piancó, alguns moradores dessas cidades se surpreenderam na noite deste domingo (23/01) com a noticia de que a Barragem Saco em Nova Olinda havia estourado.
Houve uma grande movimentação de pessoas aflitas sem saberem o que fazer, a Polícia Militar ficou em alerta e efetuou rondas, mas tudo não passou de um boato.
No entanto, o governador Ricardo Coutinho revelou que pelo menos dezenove barragens espalhadas pela Paraíba estão em situação crítica. Ele decretou estado de emergência e anunciou ações imediatas para reparar os danos e evitar desastres.
“Nos primeiros 24 dias de governo, detectamos muitos problemas com relação à barragem de Nova Olinda. A licitação foi feita, mas não foi dada a ordem para início do serviço. Estamos retomando a obra da barragem, que precisa ser recuperada e opera com apenas 20% de sua capacidade. Todo este esforço é para dar tranqüilidade à população da região de Nova Olinda. Nossa meta é entregar a obra pronta até o meio do ano, além de trabalhar novas obras”, assim falou.
Escute o áudio abaixo e veja o infográfico preparado pelo Site de Piancó mostrando uma possível rota das águas proveniente da barragem.



Infográfico mostra a rota das águas da Barragem

Histórico
A barragem Saco é o segundo maior reservatório d’água da região: sua capacidade hídrica é de 97,4 milhões de metros cúbicos. É uma das grandes obras hídricas do engenheiro José Silvino. Ela foi iniciada no começo da década de 80, no governo Wilson Braga, mas sua inauguração só ocorreu em 1996.

Vista aérea do vertedouro da Barragem Saco
A barragem situa-se predominantemente em território de Nova Olinda, mas parte das águas que recebe vem da região de Princesa Isabel e do vizinho Estado de Pernambuco. O Saco tem uma importância fundamental para a cidade de Nova Olinda, que pode ter sua história social dividida em duas partes: uma antes e outra depois da barragem.
Depois da conclusão do açude, Nova Olinda recebeu importantes investimentos, um deles a adutora que hoje abastece a cidade. Antes, somente parte do perímetro tinha água encanada e sem tratamento. Mas em 1998 os novolindenses ganharam um sistema adutor e de tratamento d’água.
As águas do Saco penetram em centenas de propriedades, o que também favorece a agricultura irrigada e a criação de animais. Um grande projeto de irrigação chamado de Gravatá foi montado em Nova Olinda para aproveitar as águas do açude na produção agrícola, mas hoje está praticamente desativado.

Fonte: Site Piancó

Nenhum comentário:

Postar um comentário