Equipe

Equipe

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cícero entrega DVD a ministro sobre saúde na PB

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou de audiência, ontem, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e foi questionado sobre a situação caótica da saúde pública do Brasil, especialmente, na Paraíba como denunciou o senador Cícero Lucena (PSDB-PB).

O senador paraibano relatou ao ministro a crise gerencial da saúde no Estado. Destacou as reportagens exibidas nos últimos dias nas TVs Cabo Branco e Paraíba, afiliadas da Rede Globo no estado, e entregou um DVD com as cópias das matérias que retratam a situação dos pacientes e profissionais que atuam na saúde pública.

“Precisamos pensar com urgência o que fazer para reverter esse quadro da saúde caótica em todo o País. Não dá para continuar do jeito que está”, alertou o senador paraibano.

Segundo ainda Cícero, o Hospital de Trauma da capital, nesta mesma reportagem, mostra o caos. O hospital talvez, do Haiti, após o terremoto, seja a imagem semelhante ao que está acontecendo hoje no Hospital de Trauma, senador Humberto Lucena, na cidade João Pessoa. A reportagem está aqui, e eu passarei à Vossa Excelência, lamentou.

Um caos que, segundo ele, “está virando caso de polícia”. O senador também cobrou medidas mais eficazes do governo: “Tudo que tem sido feito não está sendo capaz de resolver o problema, precisamos da contribuição de todos os agentes públicos, até mesmo por uma questão de respeito ao ser humano”.

Deputados constatam o ‘caos’ no Trauma da capital

Superlotação, doentes em macas improvisadas nos corredores, higiene precária e perigo constante de infecção. Esta foi a situação encontrada pelos deputados estaduais do PT, Anísio Maia e Luciano Cartaxo, em visita ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, ontem na capital. De acordo com os parlamentares, uma intervenção do governo federal será necessária urgentemente para resolver a situação da saúde na Paraíba.

Dentre os pontos críticos, os deputados destacaram ainda que um banheiro, ao lado do necrotério, é usado diariamente por mais de 50 pessoas. Além disso, a alimentação dos pacientes fica exposta ao lado deles nos corredores.

Na chegada agentes do hospital tentaram impedir a entrada dos deputados. A diretoria do Trauma se recusou a receber os parlamentares e repassar informações sobre o quadro de médicos e a situação dos equipamentos e medicamentos da instituição.


Fonte: JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário