Equipe

Equipe

terça-feira, 3 de maio de 2011

Cássio e Cícero reacendem conflitos e ampliam crise dentro do partido

A cúpula do PSDB paraibano se reunirá esta semana, em dia ainda não confirmado, para discutir a crise interna e os rumos do partido em função da sucessão à presidência da legenda na Paraíba. Após se queixar de só ter tomado conhecimento através do Twitter do evento do PSDB Jovem da Paraíba, ocorrido sábado passado, o senador eleito Cássio Cunha Lima anunciou que está solicitando o encontro entre ele, o senador Cícero Lucena e o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, em Brasília. Além de “aparar as arestas” internas na legenda, o objetivo do ex-governador, nessa reunião, é cobrar a realização das convenções nos municípios paraibanos, para renovar as direções municipais onde hoje se encontram sob o comando de comissões provisórias.

O ex-governador Cássio externou sua insatisfação com a escolha, por parte da direção estadual do PSDB, de comissões provisórias nos municípios, porque, segundo ele, essa situação não dá legitimidade para levar o partido à convenção da Executiva estadual, já que a renovação das direções municipais através de comissões provisórias não passa pelo crivo dos filiados, não sendo, portanto, um processo democrático.

Cássio lembrou que já existe uma orientação do PSDB nacional para renovação de todos os diretórios municipais, por isso ele quer que essa regra também seja seguida na Paraíba, e acusou a direção estadual de “cartoriar” o partido. Cássio defende que as convenções municipais devam ser encaminhadas antes da convenção estadual, que deve acontecer antes de outubro.

O senador Cícero Lucena, contudo, negou ter procedido de forma cartorial no partido, lembrando, como prova disso, que sequer impôs sua candidatura a governador em 2010, e garantiu estar tranquilo na forma como vem conduzindo o partido na Paraíba. “Ninguém, na presidência de um partido, teria tido o gesto que eu tive, como candidato a governador do Estado, abrir mão da candidatura, a pedido, por exemplo, entre outros companheiros, do próprio Cássio”, desabafou.

Senador tenta justificar as comissões provisórias

Cícero Lucena também negou que a existência de comissões provisórias acarrete algum problema à realização da convenção estadual. “Aquele diretório que não estiver regularizado, faz a convenção com a provisória”, disse o senador, acrescentando que o partido está organizando seus diretórios municipais.

O presidente da legenda na Paraíba não demonstrou nenhuma pressa. “Para a convenção, têm que ser formados os diretórios, que estão sendo renovados. A imprensa está querendo estabelecer uma pauta. Não é assim. O partido tem sua vida própria, seus passos para ser dados, não é uma corrida. É um processo natural, cada município se cuida, encaminha para o estadual, que organiza, processa, dá entrada no TRE. Não depende de mim. Depende das bases, cada município está fazendo sua parte”, declarou.

Ele lembrou que, no processo eleitoral de 2010, ficou definido que o partido “viraria a página” e reconstruiria uma proposta para o PSDB e para a Paraíba. “E eu tenho certeza que estaremos encontrando esse caminho junto com Cássio e com os demais companheiros”.

Fonte: aline lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário